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domingo, 10 de abril de 2011

Projeto- usando o celular como recurso pedágógico

Este projeto foi elaborado e realizado durante a especialização em Tecnologias em Educação.

Professora: Neuquina Silva Azevedo
Disciplina: P. P. utilizando texto, imagem e som.

Identificação e tema do projeto:

Marabá em “Cores e crônicas”


1. Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prática)
O uso do celular em sala de aula constitue-se um sério problema, pois os alunos são atraídos o tempo todo por os recursos da midia, deixando de lado as explicações e os afazeres da sala de aula.
Tal atitude vem gerando conflitos entre professores e alunos, alunos e alunos cuja consequência é o prejuízo para o processo de Ensino e aprendizagem. Isso é tão grave que em alguns municípios já existem leis que proíbem o aluno de utilizar essa mídia em sala da aula. Por outro lado, o celular é uma mídia extremamente popular e acessível entre os adolescentes todos possuem, gostam e sabem usar.
Partido disso pensa-se em uma utilização didática para essa mídia em uma tentaiva de dismistificar a idéia do celular como vilão do professor e das aulas.
2. Objetivo principal
Utilizar o celular como recurso didático nas tarefas desenvolvidas em sala de aula, agregando diferentes tecnologias como fonte de ensino, aprendizagem e suporte para a produção textual.
3. Objetivos específicos
• Utilizar mídias digitais para a reflexão crítica do uso da imagem e do som na sociedade contemporânea;
• Estimular a análise imagética, a partir de fotografias de nossa comunidade tiradas com a câmera do celular, pelos próprios alunos;
• Estimular uma leitura sonora atrelada à leitura imagética;
• Trabalhar a fotografia como recurso histórico e como componente do texto narrativo- crônica;
• Trabalhar o som como elemento importante de referência à imagem, através da gravação de áudio com o uso do celular;
• Refletir sobre o imediatismo, o descartável, as mudaças ambientais e fatos interessantes ocorridos de Marabá;
• Promover a desrrealização dos fatos por meio da criação de crônicas;
• Compreender que a fotografia é mais que uma imagem, ela representa o ponto de vista do outrom estabelecndo uma elação com a crônica que também representa o ponto de vista do autor;
• Conceitualizar espaço, tempo e memória na criação artística de crônicas, tendo como suporte as fotos tiradas pelos alunos;
• Produzir textos escritos e orais a partir das imagens capturados com o uso do celular.
4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas

• Língua portuguesa, arte, geografia e informática;
• Leitura de imagem- educando o olhar;
• Tecnologia- Programa movimake- Produzindo fotos e sonorizando imagens;
• Tecnologia- Criação de portfolio digital;
• Gênero Textual- crônica- Tema, enredo, título, espaço, foco narrativo, personagem, narrador, adequação da linguagem;
• Sociedade, consumo e ética;
• Produção textual- elementos necessários para produção de crônicas;

5. Plano de ações

Ação 1
Descrição: Apresentação do projeto por meio de um mapa conceitual;
Averiguar na turma quem tem celular e que tipo de recursos o aparelho oferece: torpedo, música, câmera fotográfica, vídeo, blue tooth, etc. Para o nosso trabalho usaremos o recurso da câmera fotográfica e gravador de audio.
Pesquisa e Estudo do gênero textual- características, análises de modelos, e elementos;
Explicação: desrrealizando a realidade.
Tempo previsto: 4 aulas
Atores envolvidos: Professor regente, professor facilitador do LABIN, alunos.
Subproduto: Produção textual- recriação em grupo das crônicas lidas.
Ação 2
Descrição: Educando o Olhar- Os alunos serão estimulados a sair a campo
(aproveitando seu contidiano) para tirar fotos de paisagem, do dia a dia, situações pitorescas, imagens que retratem a vida, os valores culturais e estéticos das pessoas da comunidade, cenas da cidade; e registrar fatos que possam servir como temas para criação de crônicas. Antes eles serão informados que as imagens capturadas serão ponto de partida para a escrita das crônicas, que depois de sonorizadas serão produto final desse projeto.
Tempo previsto: 2 aulas- Para as informações e explicações.
Para a captura de imagens teremos uma semana e será atividade extraclasse.
Atores envolvidos: professores e alunos.
Subproduto: Fotos tiradas por os alunos, previamente selecionadas.
Ação 3:
Descrição: Organização das fotos tiradas, em slides com uma pequena descrição e sonorização musical (a música deve fazer alusão ao tema da imagem);
Exibição desse material para a sala, e envio para o portfólio virtual no blog da escola.
Abordagem sobre os programas de computador que trabalham com animação: PowerPoint, Flash, moviemaker, etc. Para o nosso trabalho usaremos o programa Power Pointe e MovieMaker;
Tempo previsto: 4 aulas
Atores envolvidos: Professor regente, professor facilitador do LABIN, técnico em informática, alunos.
Subproduto: Portifólio digital
Ação 4
Descrição: Exibição do portifólio digital para a classe;
Explicação dos professores de geografia e sociologia, sobre sociedade e consumo e ética- levando o aluno a refetir sobre as relações sociais representadas naquelas imagens.
Explicação do professor regente (LP) sobre a leitura de imagens e possibilidades de desrrealização dos fatos e cenas apresentados nas fotos. Comentário dos alunos sobra às imagens.
Tempo previsto: 4 aulas
Atores envolvidos: Professores de geografia, sociologia, L.portuguesa e professor facilitador do LABIN, alunos;
Subproduto: Portifólio digital organizado com as imagens;
Ação 4:
Descrição: Elaboração das crônicas apartir das fotos e imagens já postadas no portifólio.
Tempo previsto: 4 aulas.
Atores envolvidos: Professores e alunos.
Subproduto: Textos escritos e postados no portifólio virtual. Cada texto deve ser ilustrado com a foto-tema e a sonorização.
Ação 5:
Descrição: Transformando o texto escrito, em textos para ouvir - sonorização. Explicação sobre a importância da altura, duração, intensidade, pausa, entonação e timbre, e a linguagem sonora na ficcção, para a sonorização dos textos.
Cada aluno deve realizar a gravação do seu texto no celular, usando a função gravador de voz- Devendo pedir ajuda dos colegas para representar a voz do narrador e dos personagens (se for o caso). Para tanto, essa atividade deve ser realizada em grupo. Após isso, os textos gravados deverão ser transferidos para o computador, editados com sonorização musical e gravados em mídias (Cd ou pendrive) para escuta. Apresentação em sala, e postagem do material produzido no portifólio digital onde todos poderão ter acesso.
Tempo previsto: 4 aulas
Atores envolvidos: Professores regentes, professor facilitador do laboratório de informática e alunos
Subproduto: Textos em áudio com fundo musical (CD e pendrives). Testos postados no portifólio virtual. Cada texto deve ser ilustrado com a foto-tema e a descrição feita pelo autor e fotógrafo.

6. Tempo total de realização do projeto

O projeto será realizado no 3º bimenstre de 2010 e terá duração de 2 (dois) meses - 1 (um) bimestre.

7. Material e suporte necessário

Celulares com recurso de câmara, gravador e cabos USB: computadores concectados a Internet; datashow, Xerox de crônicas; cd s, pendrives; lápis, canetas, papel com pauta, impressora, coletâne de crônicas das olimpíadas de L. Portuguesa

8. Fontes de pesquisa

Crônicas olimpíadas de língua Poruguesa-Coletânia de crônicas editado pelo MEC.

Site -www.escrevendo ofuturo.org.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Som

9. Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto)

A avaliação será contínua, sendo atribuída nota a cada etapa do projeto. No final espera-se que os alunos sejam capazes de perceber a relação entre os fatos do cotidiano com o gênero textual crônica. Percebam a importância das mídias na sua aprendizagem, e a importância da imagem e sonorozição na sociedade moderna. Espera-se também que desenvolvam a criticidade com relação ao consumismo e ética e tenham ampliado sua competência leitora e escritora, e, sobretudo, a habilidade de trabalhar e grupo, respeitando o tempo e as sequências do trabalho proposto.
Para a produção textual serão considerados os critérios propostos para as olímpiadas brasileira de Língua portuguesa- Adequação ao gênero, adequação discusiva, adequação línguística e convenções da escrita

10. Divulgação:
Apresentação do trabalho final para a turma e também para toda a escola na noite da arte, projeto que faz parte do calendário letivo da escola. E para uma divulgação mais ampla e educativa, o projeto, juntamente com o produto final, será postado no Blog da escola, onde outros alunos, professores e a comunidade em geral poderão conhecer e entender que o Celular pode ser uma ferramenta que Educa, e que as imagens pode eternizar nossa cultura, e nossa memória, por meio de uma Marabá em Cores e crônicas.
11. Referências Bibliográficas
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO, projeto pedagógico utilizando texto, imagem e som - contéudo do módulo, versão para impressão: unidade 1- projeto pedagógico; unidade 2- integrando linguagem, acessado em 10 de junho de 2010,
htpp www.vejaplaodeaula.com. br- acesso em 12 de julho 2010.
www.poertaldoprofessor.mec.gov.br acesso em 11 de julho de 2010
http://cogprints.org/3000/01/TOFFOLO_OLIVEIRA_ZAMPRA2003.pdf acesso em 11 de julho de 2010
http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/hge/hgetxt5.htm acesso em 11 de julho 2010
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=3 acesso em 13 de julho 2010
Entrevista com Fernando Hernández:
Exemplos de Projetos:
http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/hge/hgetxt5.htm, acesso em 14 de julho 2010
http://pt.wikipedia.org/wiki/Som

2 comentários:

Nequina S. Azevedo disse...

Esse projeto foi realizado para o Trabalho de conclusão de Curso- tecnologia em Educação.

Anônimo disse...

Maravilhoso, gostei muito sepre quis usar a tecologias em minas aulas. Posso adaptar?