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domingo, 2 de maio de 2010

O Professor e a Prática Pedagógica com Integração das Mídias.

A era tecnológiaca requer do professor uma nova postura diante do ato de aprender e ensinar, é preciso des-construir alguns saberes e contruir novas práticas. Isso impõe ao educador a contrução de novas competências.
O educador precisa ter a competência de ser um aprendiz, um pesquisador, essa á a principal competência esperada no século XXI- aprender a aprender. Assim é urgente a necessidade de se compreender as linguagens midiáticas, o que só poderá ocorrer com a formação continuada, através de redes colaborativas e virtuais nas quais haja trocas de informações e saberes entre os pares. Utilizar a curiosidade de aprender a aprender é fundamental para que a reflexão e a mudança sobre a prática ocorram. A interação e a integração da tecnologia com a prática pedagógica dependem disso. Como ressalta Prado “Tecnologias e conhecimentos se integram para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania” (pg.4) `
É necessário aprender a aprender também no que tange o trabalho pedagógico, pois é preciso uma mudança na concepção pedagógica do educador, é preciso modoficar a visão tradicional de educação, e adotar a visão sociointeracionista de ensino aprendizagem, teoria que fundamenta o trabalho com projetos.
Segundo o construtivismo de Piaget, o processo ensino aprendizagem acontece quando há a construção do conhecimento pelo o próprio sujeito, devendo haver para tanto, o estímulo, objetivos e condições políticas e pedagógicas. Portanto, o conhecimento é construído por meio da interação sujeito-objeto. A teoria de Vygostsky estabelece a ligação entre o processo de desenvolvimento de aprendizagem e a relação com o ambiente sociocultural e com os objetos contruídos pela sociedade. Assim o sujeito não se desenvolve plenamente sem a interferência do outro. Essa visão pedagógica exige a modificação da forma de organização didática e metodológica, requerendo a pedagogia de projetos, uma vez que esta é mais flexível e oportuniza ao aluno ser sujeito ativo no seu processo de aprendizagem.
Outra competência a ser adquirida pelo professor é a competência da gestão dos recursos mediáticos como: cinema, vídeos, rádio, televisão, computador, celulares, internet, data show, é preciso aprender a integrá-los à sua prática pedagógica com uma intecnionalidade definida e como recursos de otimização e exploração dos conteúdos propostos. Como defende prado “Criar espaços para a identificação e o diálogo entre essas formas de linguagem e permitir que os alunos se expressem de diferentes maneiras são ações que favorecem o desenvolvimento da consciência crítica (...)” (pg o5).
Para isso, é importante que os alunos sejam sujeitos ativos no uso dessas tecnologias e o professor seja capaz de elaborar boas estratégias de aprendizagem que envolva o uso das tecnologias de informação e comunicação. Pois através da integração é possível que o educando passe a ser autor e não mero receptor do processo de ensino aprendizagem. E o educador passe a ser instigador da reflexão e mediador no processo de construção do conhecimento.



Bibliografia:

Prado, Maria elisabette brisola brito, Prática pedagógica e formação de ofessores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. PUC, 2009.