Postagens populares

domingo, 10 de abril de 2011

Escola Lugar de convergência de mídias

DISCIPLINA: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
ALUNA: NEUQUINA SILVA AZEVEDO.
TURMA: PA05ME
MEDIADORA: CÍNTIA BORHER
ATIVIDADE 4: INTERGRAÇÃO DAS MÍDIAS NA ESCOLA.:

A Escola é um espaço propício para a integração das mídias. Por isso necessário repensá-la como local de convergência das mídias, transformando-a em um local de disseminação e uso das mais variadas tecnologias. Para tanto é importante considerar os seguintes aspectos, que na minha percepção são os mais urgentes:
Formação na área de uso das mídias para todos os envolvidos no processo educacional. Isso devido à dificuldade que é percebida nas nossas escolas. Pois as maiorias dos professores ainda não dominam esse conhecimento. Isso é motivo de desistência em alguns cursos, pois eles são avançados considerando que alguns não têm o conhecimento básico.
Ampliação e fortalecimento dos laboratórios de informática na escola. Considero muito relevante essa necessidade, pois as maiorias das escolas não possuem laboratório e algumas que têm não funcionam devido a computadores danificados, falta de conexão, falta de professores facilitadores e outros. Tudo isso é frustrante para o professor que tem o desejo de fazer uso desses recursos.
Falta de conhecimento do professor para realizar a transposição didática. Em muitos casos o professor desconhece meios de sintonizar o conhecimento de sua disciplina com o uso das mídias. Ou seja, falta conhecimento metodológico, pois na formação inicial de professores nós não somos preparados, para essa dimensão do conhecimento.
Diante de tudo isso se faz urgente a união e empenho de todos os envolvidos no processo educativo, pois tais necessidades só serão sanadas por meio do esforço conjunto de governantes e comunidade, somente dessa forma teremos de fato a escola transformada em um espaço de convergências e uso de todas as formas de tecnologias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com você colega. Pecisamos fazer da escola um lugar mais moderno e interativo.


Parabéns