Postagens populares

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Plano de aula

1- Componente Curricular:
Literatura
Interdisciplinaridade: Filosofia, sociologia, história e L. Portuguesa.

2. Público Alvo:

Alunos da 1ª série vespertina do Ensino Médio



Dados da Aula:

3. TEMA: Estilos de Época - O trovadorismo
4. Ementa: A literatura faz parte das grandes realizações da humanidade. Sendo essencial na escola por sua dimensão social como fator de arte e elemento distintivo de nossas letras. Literatura portuguesa. Estilo de época. O trovadorismo. Pensamento filosófico. . Contexto histórico. Produção literária. Cantigas de amor, amigo, satíricas. Prosa - novelas de cavalaria.
5 - O que o aluno poderá aprender com esta aula: Objetivos
• Ampliar o conhecimento sobre os estilos de época, a idade média e o feudalismo.
• Adquirir subsídios teóricos sobre as produções trovadorescas.
• Conhecer elementos estruturais e as características das cantigas do trovadorismo.
• Desenvolver a competência leitora e escrita, a partir da análise de textos, imagens, vídeos e outros que retratem a produção literária do trovadorismo.
• Desenvolver a capacidade de pesquisar, comparar, selecionar informações, produzir conhecimentos e trabalhar de forma colaborativa.
6. Teoria subjacente:
O desenvolvimento do trabalho que se almeja realizar tem como pressupostos teóricos a Epistemologia Genética de Jean Piaget, o Sociointeracionismo de Vygotsky e o consntrucionismo de Papert.
7. Estratégias da Aula:

Apresentação em slide do mapa conceitual-explicação
Leitura da cantiga da Ribeirinha - primeira produção em Portugal
A análise comentário de imagens e textos que retrate a o trovadorismo.
Exibição e análise do vídeo vestibulando digital Sobre o trovadorismo.
Leitura e explicação em classe do livro-texto, capítulo sobre o trovadorismo.
. Pesquisa em sites da principais obras da época.
Leitura e análise dos elementos estruturais das cantigas e das novelas de cavalaria.
Assistir ao filme Rei Arthur, para compreensão das novelas de cavalaria.
Produção pelos alunos de poemas tendo como base as cantigas trovadorescas.
Escuta da música esse Cara de Caetano Veloso - comparativo entre as cantigas lidas.
Socialização das produções dos alunos em sala e posterior postagem no blog as escola;

8. Resultados Esperados:

Espera-se que os alunos:
Compreenda que a produção literária está interligada aos momentos históricos e socias
Conheça a produção literária do trovadorismo.
Seja capaz de identificar as principais características das cantigas trovadorescas.
Seja capaz de associar esse período literário a produções de nossa época.


9. Conteúdo
Estilo de época- Tovadorismo


10. Recursos:
Livro - base
Vídeo: “vestibulando digital o trovadorismo” e Filme “O Rei Arthur.”
TV e DVD;
Lista de sites para os alunos;
Computador e Data-show.

11. Avaliação:
Para avaliar esse trabalho adotaremos a concepção diagnóstica, na qual a situação do aluno serve como termômetro para redimensionar o trabalho didático. Dessa forma serão avaliadas todas as etapas do trabalho e considerados toda produção do conhecimento. Para Tanto serão usados os instrumentos: Debate sobre o filme, participação dos alunos, produção escrita sobre o trovadorismo, análise de cantigas e postagem do material e comentário no blog da escola.

12. Referencias Bibliográficas:
Maria Elizabete B. B. Prado: Articulando saberes e transformando a prática. Disponível no conteúdo do módulo.
Planejamento e Produção de Aula, disponível em módulo - conteúdo do módulo e-proinfo.
Textos da entrevista de José Manoel Moram “As Múltiplas formas do aprender” – p. 170 a 173 – Guia do cursista.
Texto Pedagogias de projetos: fundamentos e implicações de Maria Elisabeth B. B. Prado – p. 187 a 192 – Guia do cursista.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse modelo de plano é mito bacana. vou usar no meu palenejamento.

Cris Gomes disse...

Adorei!!! Irei usá-lo tbm.