Este projeto foi elaborado e realizado durante a especialização em Tecnologias em Educação.
Professora: Neuquina Silva Azevedo
Disciplina: P. P. utilizando texto, imagem e som.
Identificação e tema do projeto:
Marabá em “Cores e crônicas”
1. Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prática)
O uso do celular em sala de aula constitue-se um sério problema, pois os alunos são atraídos o tempo todo por os recursos da midia, deixando de lado as explicações e os afazeres da sala de aula.
Tal atitude vem gerando conflitos entre professores e alunos, alunos e alunos cuja consequência é o prejuízo para o processo de Ensino e aprendizagem. Isso é tão grave que em alguns municípios já existem leis que proíbem o aluno de utilizar essa mídia em sala da aula. Por outro lado, o celular é uma mídia extremamente popular e acessível entre os adolescentes todos possuem, gostam e sabem usar.
Partido disso pensa-se em uma utilização didática para essa mídia em uma tentaiva de dismistificar a idéia do celular como vilão do professor e das aulas.
2. Objetivo principal
Utilizar o celular como recurso didático nas tarefas desenvolvidas em sala de aula, agregando diferentes tecnologias como fonte de ensino, aprendizagem e suporte para a produção textual.
3. Objetivos específicos
• Utilizar mídias digitais para a reflexão crítica do uso da imagem e do som na sociedade contemporânea;
• Estimular a análise imagética, a partir de fotografias de nossa comunidade tiradas com a câmera do celular, pelos próprios alunos;
• Estimular uma leitura sonora atrelada à leitura imagética;
• Trabalhar a fotografia como recurso histórico e como componente do texto narrativo- crônica;
• Trabalhar o som como elemento importante de referência à imagem, através da gravação de áudio com o uso do celular;
• Refletir sobre o imediatismo, o descartável, as mudaças ambientais e fatos interessantes ocorridos de Marabá;
• Promover a desrrealização dos fatos por meio da criação de crônicas;
• Compreender que a fotografia é mais que uma imagem, ela representa o ponto de vista do outrom estabelecndo uma elação com a crônica que também representa o ponto de vista do autor;
• Conceitualizar espaço, tempo e memória na criação artística de crônicas, tendo como suporte as fotos tiradas pelos alunos;
• Produzir textos escritos e orais a partir das imagens capturados com o uso do celular.
4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas
• Língua portuguesa, arte, geografia e informática;
• Leitura de imagem- educando o olhar;
• Tecnologia- Programa movimake- Produzindo fotos e sonorizando imagens;
• Tecnologia- Criação de portfolio digital;
• Gênero Textual- crônica- Tema, enredo, título, espaço, foco narrativo, personagem, narrador, adequação da linguagem;
• Sociedade, consumo e ética;
• Produção textual- elementos necessários para produção de crônicas;
5. Plano de ações
Ação 1
Descrição: Apresentação do projeto por meio de um mapa conceitual;
Averiguar na turma quem tem celular e que tipo de recursos o aparelho oferece: torpedo, música, câmera fotográfica, vídeo, blue tooth, etc. Para o nosso trabalho usaremos o recurso da câmera fotográfica e gravador de audio.
Pesquisa e Estudo do gênero textual- características, análises de modelos, e elementos;
Explicação: desrrealizando a realidade.
Tempo previsto: 4 aulas
Atores envolvidos: Professor regente, professor facilitador do LABIN, alunos.
Subproduto: Produção textual- recriação em grupo das crônicas lidas.
Ação 2
Descrição: Educando o Olhar- Os alunos serão estimulados a sair a campo
(aproveitando seu contidiano) para tirar fotos de paisagem, do dia a dia, situações pitorescas, imagens que retratem a vida, os valores culturais e estéticos das pessoas da comunidade, cenas da cidade; e registrar fatos que possam servir como temas para criação de crônicas. Antes eles serão informados que as imagens capturadas serão ponto de partida para a escrita das crônicas, que depois de sonorizadas serão produto final desse projeto.
Tempo previsto: 2 aulas- Para as informações e explicações.
Para a captura de imagens teremos uma semana e será atividade extraclasse.
Atores envolvidos: professores e alunos.
Subproduto: Fotos tiradas por os alunos, previamente selecionadas.
Ação 3:
Descrição: Organização das fotos tiradas, em slides com uma pequena descrição e sonorização musical (a música deve fazer alusão ao tema da imagem);
Exibição desse material para a sala, e envio para o portfólio virtual no blog da escola.
Abordagem sobre os programas de computador que trabalham com animação: PowerPoint, Flash, moviemaker, etc. Para o nosso trabalho usaremos o programa Power Pointe e MovieMaker;
Tempo previsto: 4 aulas
Atores envolvidos: Professor regente, professor facilitador do LABIN, técnico em informática, alunos.
Subproduto: Portifólio digital
Ação 4
Descrição: Exibição do portifólio digital para a classe;
Explicação dos professores de geografia e sociologia, sobre sociedade e consumo e ética- levando o aluno a refetir sobre as relações sociais representadas naquelas imagens.
Explicação do professor regente (LP) sobre a leitura de imagens e possibilidades de desrrealização dos fatos e cenas apresentados nas fotos. Comentário dos alunos sobra às imagens.
Tempo previsto: 4 aulas
Atores envolvidos: Professores de geografia, sociologia, L.portuguesa e professor facilitador do LABIN, alunos;
Subproduto: Portifólio digital organizado com as imagens;
Ação 4:
Descrição: Elaboração das crônicas apartir das fotos e imagens já postadas no portifólio.
Tempo previsto: 4 aulas.
Atores envolvidos: Professores e alunos.
Subproduto: Textos escritos e postados no portifólio virtual. Cada texto deve ser ilustrado com a foto-tema e a sonorização.
Ação 5:
Descrição: Transformando o texto escrito, em textos para ouvir - sonorização. Explicação sobre a importância da altura, duração, intensidade, pausa, entonação e timbre, e a linguagem sonora na ficcção, para a sonorização dos textos.
Cada aluno deve realizar a gravação do seu texto no celular, usando a função gravador de voz- Devendo pedir ajuda dos colegas para representar a voz do narrador e dos personagens (se for o caso). Para tanto, essa atividade deve ser realizada em grupo. Após isso, os textos gravados deverão ser transferidos para o computador, editados com sonorização musical e gravados em mídias (Cd ou pendrive) para escuta. Apresentação em sala, e postagem do material produzido no portifólio digital onde todos poderão ter acesso.
Tempo previsto: 4 aulas
Atores envolvidos: Professores regentes, professor facilitador do laboratório de informática e alunos
Subproduto: Textos em áudio com fundo musical (CD e pendrives). Testos postados no portifólio virtual. Cada texto deve ser ilustrado com a foto-tema e a descrição feita pelo autor e fotógrafo.
6. Tempo total de realização do projeto
O projeto será realizado no 3º bimenstre de 2010 e terá duração de 2 (dois) meses - 1 (um) bimestre.
7. Material e suporte necessário
Celulares com recurso de câmara, gravador e cabos USB: computadores concectados a Internet; datashow, Xerox de crônicas; cd s, pendrives; lápis, canetas, papel com pauta, impressora, coletâne de crônicas das olimpíadas de L. Portuguesa
8. Fontes de pesquisa
Crônicas olimpíadas de língua Poruguesa-Coletânia de crônicas editado pelo MEC.
Site -www.escrevendo ofuturo.org.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Som
9. Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto)
A avaliação será contínua, sendo atribuída nota a cada etapa do projeto. No final espera-se que os alunos sejam capazes de perceber a relação entre os fatos do cotidiano com o gênero textual crônica. Percebam a importância das mídias na sua aprendizagem, e a importância da imagem e sonorozição na sociedade moderna. Espera-se também que desenvolvam a criticidade com relação ao consumismo e ética e tenham ampliado sua competência leitora e escritora, e, sobretudo, a habilidade de trabalhar e grupo, respeitando o tempo e as sequências do trabalho proposto.
Para a produção textual serão considerados os critérios propostos para as olímpiadas brasileira de Língua portuguesa- Adequação ao gênero, adequação discusiva, adequação línguística e convenções da escrita
10. Divulgação:
Apresentação do trabalho final para a turma e também para toda a escola na noite da arte, projeto que faz parte do calendário letivo da escola. E para uma divulgação mais ampla e educativa, o projeto, juntamente com o produto final, será postado no Blog da escola, onde outros alunos, professores e a comunidade em geral poderão conhecer e entender que o Celular pode ser uma ferramenta que Educa, e que as imagens pode eternizar nossa cultura, e nossa memória, por meio de uma Marabá em Cores e crônicas.
11. Referências Bibliográficas
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO, projeto pedagógico utilizando texto, imagem e som - contéudo do módulo, versão para impressão: unidade 1- projeto pedagógico; unidade 2- integrando linguagem, acessado em 10 de junho de 2010,
htpp www.vejaplaodeaula.com. br- acesso em 12 de julho 2010.
www.poertaldoprofessor.mec.gov.br acesso em 11 de julho de 2010
http://cogprints.org/3000/01/TOFFOLO_OLIVEIRA_ZAMPRA2003.pdf acesso em 11 de julho de 2010
http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/hge/hgetxt5.htm acesso em 11 de julho 2010
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=3 acesso em 13 de julho 2010
Entrevista com Fernando Hernández:
Exemplos de Projetos:
http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/hge/hgetxt5.htm, acesso em 14 de julho 2010
http://pt.wikipedia.org/wiki/Som
Este blog apresenta assuntos diversas sobre as várias linguagem e tecnologia numa perspectiva de linguagem como instrumento de interação entre as pessoas, como instrumento vivo de comunicação. Boa parte da postagens são fruto das produções realizadas no Curso de pós graduação em Tecnologia da Educação- A intenção é compartilhar esse conhecimento.
Postagens populares
-
Este projeto foi elaborado e realizado durante a especialização em Tecnologias em Educação. Professora: Neuquina Silva Azevedo Discipl...
-
1- Componente Curricular: Literatura Interdisciplinaridade: Filosofia, sociologia, história e L. Portuguesa. ...
-
ROTEIRO DE PLANO DE AULA 1. AUTOR (A) Neuquina Silva Azevedo CO-AUTOR: 2. ESTRUTURA CURRICULAR 2.1- Modalidade / Nível de Ens...
-
Encontro de Artes Comparativo entre o auto da barca do inferno e o filme o auto da compadecida. Objetivo: •...
-
DISCIPLINA: CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGAM ALUNA: NEUQUINA SILVA AZEVEDO. TURMA: POA05CA MEDIADORA: CÍNTIA BORHER ATIVIDADE 5:A CONSTRUÇÃO DO...
-
PUC- Pontifícia Universidade Católica- RJ Curso: Tecnologia Em Educação Disciplina: Gestão e Integração das Tecnologias e Mídias na Educaç...
-
DISCIPLINA: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO ALUNA: NEUQUINA SILVA AZEVEDO. TURMA: PA05ME MEDIADORA: CÍNTIA BORHER ATIVIDADE 4: INTERGRAÇÃO DAS MÍDIAS...
-
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação Nome do cursista Nome da Escola: Local (cidade...
-
PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação Nome Neuquina Silva Azevedo Nome da Escola: O pequeno Príncipe ...
-
Curso: Tecnologia Em Educação Mediadora: Cíntia B. Soares Aluna: Neuquina Silva Azevedo Disciplina: O Professor e a Prática Pedagógica ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Esse projeto foi realizado para o Trabalho de conclusão de Curso- tecnologia em Educação.
Maravilhoso, gostei muito sepre quis usar a tecologias em minas aulas. Posso adaptar?
Postar um comentário