Postagens populares

domingo, 10 de abril de 2011

Estratégias de trabaho com uso das mídias

PUC- Pontifícia Universidade Católica- RJ
Curso: Tecnologia Em Educação
Disciplina: Gestão e Integração das Tecnologias e Mídias na Educação
Professoras Conteudistas: Bette Prado, Graça Moreira e Beth Almeida
Mediadora: Cíntia B. Soares
Turma: PA05GTM
Atividade: Papel do Multiplicador como Gestor
Grupo: Teia de Construção
Integrantes:
Carlota Mendes do Amarante Sousa
Elizania Sousa de Assunção
Neusa Gonçalves Correa
Neuquina Silva Azevedo
Vaildes Sertorio da Costa

Todo trabalho pedagógico deve partir da realidade da comunidade, segundo Piaget uma boa situação didática é aquela que considera a realidade do aluno, isso se aplica a qualquer contexto educativo. Portanto para elaboração de estratégias de aprendizagens eficazes é importante se partir da realidade para poder modificá-la. Isso também se aplica no campo da tecnologia, como enfatiza a autora.
“Nesta ótica, tecnologias e conhecimentos se integram para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais, desenvolver projetos em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania”. (PRADO, 2005 p.1)
Realizamos o levantamento situacional das escolas por meio das ações, conforme descrito:
Agendamos o espaço para encontro, convidamos para a reunião o diretor, o coordenador pedagógico, e o professor facilitador do laboratório de informática.
Na reunião realizamos uma mine - palestra com uma abordagem sobre o uso da tecnologia na escola e sua importância como recurso didático. Apresentamos também vídeos com experiências pedagógicas positivas usando mídias, com o intuito de sensibilizar e mostrar que a tecnologia já é utilizada com sucesso em muitas escolas. Após isso, entregamos um questionário aos representantes das duas escolas com questões necessárias para o levantamento situacional. Para mapeamento didático, visitamos as duas escolas, objetivando conversar com os professores, e aplicar um questionário, com o intuito de perceber o interesse dos mesmos pelo uso das tecnologias, considerando que a proximidade é mais eficiente para obtenção de informações e para criação do vínculo de confiança e do sentimento de pertencimento. Essa conversa despertou nos professores o sentimento de envolvimento e de participação, dando-lhes mais segurança, pois perceberam que não estão sozinhos nessa jornada.
Esse dois momentos evidenciaram o perfil das duas escolas, em relação ao uso das tecnologias:
Levantamento situacional das tecnologias da escola capim verde
A escola Capim Verde atende o Ensino Médio no Período: Matutino, vespertino e noturno e possuem 22 professores, e um professor coordenador do laboratorio em cada turno, destes 18 professores já utilizam as tecnologias existentes na escola.( Computadores, Internet, Câmara digital, TV, DVD, Vídeo, Rádio, Microsistem, Data Show, Slide, Retro Projetor). Destas as mais utilizadas são: Computadores, Internet, DVD, Vídeo, TV. Os softwares existentes na escola são: Windows, Linux. O uso do laboratório é organizado por agendamento cada professor solicita o laboratório dentro do seu horário de aulas, 01 vez a cada semana para os alunos pesquisarem os assuntos direcionados pelo professor para aprofundamento de conteúdos curriculares e construção de projeto do interesse do aluno.
Todos os professores participaram da formação, porém alguns não se sentem preparados para integrar as tecnologias na prática pedagógica. Os professores que usam a tecnologia fazem uso dos seguintes recursos como fonte de informação: TV Escola, NTE, revista nova escola, jornal mundo jovem. E participam da formação continuada: Cursos à Distância e presencial pelo (NTE e eproinfo), e cursos oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação. Eles consideram relevante o uso da tecnologia como forma de inclusão social, reconhecem que o NTE tem dado todo apoio, porém usam esporadicamente por falta de tempo para planejamento e porque a quantidade de máquinas é insuficiente. reconhecem existir uma boa aceitação do uso das TICs pelos alunos. E enfatizam que nem sempre recebem apoio por parte da gestão escolar para participar da formação.
Levantamento das tecnologias da escola vale do ipiroró
( localizado na zona rural)

A escola Ipiroró atende o Ensino Fundamental menor no Período: Matutino e vespertino. Possuem 10 professores, destes 08 professores já utilizam as tecnologias existentes na escola como: Computadores, TV, Vídeo, Rádio e Retro Projetor. Todos acham importante o uso das tecnologias nas escolas e buscam aprofundar seus conhecimentos no uso das TICs na sua prática pedagógica. Eles participaram das formações básicas sobre o sistema Operacional Linux e Windows.
A escola não dispõe de um coordenador para o laboratório. O agendamento para uso do laboratório e feito na secretaria. Como forma de organização do espaço, cada professor solicita o laboratório dentro do seu horário de aulas, mas só é utilizado 5 dos 10 computadores que existem porque os outros estão com problemas técnicos.
O gestor é aberto a esta nova forma de ensinar, porém os professores não têm como se manter na cidade, onde ocorrem os cursos de formação continuada. E isso tem dificultado o uso das ferramentas no seu fazer cotidiano. O NTE tem dado a assistência necessária dentro de suas possibilidades, mas por não ser ordenador de despesas, nem sempre atende a todas as necessidades dos educadores.
Com relação aos alunos a aceitabilidade é boa, porém o maior entrave é o número limitado de máquinas disponíveis.

Estratégias de Ação

A utilização da tecnologia da informação nas escolas deve ser pensada e planejada de acordo com o contexto no qual está inserida, e as necessidades da comunidade escolar, respeitando sempre a verdadeira função da escola - incluir o cidadão-aluno na sociedade moderna, promovendo sua ascensão social. Para tanto a escola deve oportunizar ao aluno o acesso às diversas linguagens e ao conhecimento produzido pela sociedade. Segundo o Sociointeracionismo de Vigotsky, o processo de ensino aprendizagem deve priorizar a formação do aluno como agente social. Vigotsky aborda também o que ele chama de mediadores culturais, que são os instrumentos criados pela espécie humana e que permeiam significantemente nossa relação com as coisas. Entre estes mediadores está o que chamamos de tecnologia.
Considerando a teoria citada, a realidade das escolas e as orientações apresentadas por José Manuel Moran, no texto gestão inovadora da escola com tecnologias, no qual ressalta que o uso das tecnologias deve percorrer quatro passos: “acesso, gestão tecnológica e domínio técnico, domínio pedagógico e gerencial, soluções inovadoras”, ou seja, a integração por meio da tecnologia. Propomos as seguintes estratégias de ação:
Ações gerais da gestão:
Estimular e capacitar professores e funcionários para a utilização do computador como ferramenta auxiliar de ensino que colabore na eficácia do processo ensino aprendizagem.
Garantir parceria de professores facilitadores e professores regentes no que tange elaboração e desenvolvimento de projetos que visem a construção dos diversos saberes.

Incentivar e apoiar iniciativas de experiências com as tecnologias de informação e comunicação.
Promover a formação continuada dos professores facilitadores semanalmente visando socializar os trabalhos desenvolvidos e fomentar o uso das mídias como recurso pedagógico eficientes na construção do saber.
Implementar a utilização dos laboratórios de informática educativa, visando ampliar o número de máquinas e otimizar a potencialidade pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC;
Desenvolver de forma articulada as ações dos Programas PROINFO, TV Escola, Rived, domínio público, portal do professor.
Orientar as escolas na elaboração do plano de trabalho, tendo como base o projeto de utilização das tics e os indicadores de aprendizagem;
Enviar periodicamente relatório ao CETAI, com informações que possibilite o diagnóstico, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas.
Elaborar juntamente com a comunidade escolar as normas de utilização, convivência e conservação do laboratório e dos multimeios, ficando na responsabilidade das escolas comunicarem ao NTE eventuais problemas.
Divulgar e participar de eventos e cursos na área das TIC, incentivando a integração da comunidade.

Estratégias de ações da Escola Ipiroró

Fazer parceria com as empresas para doações de 5 computadores novos e solicitar o conserto dos computadores existentes com problemas técnicos.
Pleitear junto a SEMED a lotação de um professor coordenador para o laboratório de informática e instalação do ponto de acesso à internet.
Fazer uma oficina de 40 h para capacitar os professores no uso do kit multimídia dos CDs e vídeos TV escola.
Oferecer uma oficina de criação de blog para os alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Participar e acompanhar os professores na elaboração dos projetos de aprendizagem visando à inserção das mídias.
Ofertar uma oficina para os alunos para aquisição das noções básicas do Software Linux.
Estratégias de ação da escola Capim Verde:
Desenvolver projetos educacionais relacionados ao contexto e conteúdos trabalhados em sala de aula tendo como suporte as tendo como suporte as mídias existentes na escola.
Oferecer subsídios aos professores e alunos no uso dos multimeios.
Ofertar e estimular a capacitação dos professores e funcionários para a utilização do computador como ferramenta de trabalho.
Desenvolver projetos independentes utilizando a informática como recursos pedagógico (criação de blogs, visitas on-line a espaços culturais e informativos, elaboração e divulgação de materiais diversos)
Desenvolver oficinas voltadas à comunidade ao pacote do Linux educacional e outros software educativos.
Utilizar e avaliar o uso dos diferentes recursos informáticos disponíveis.

Garantir parceria de professores facilitadores e professores regentes no que tange elaboração e desenvolvimento de projetos que visem a construção dos diversos saberes.
Incentivar e apoiar iniciativas de experiências com as tecnologias de informação e comunicação.
Elaborar blogquest com as leituras recomendadas para vestibular










Referências bibliográficas
Salgado, Maria Umbelino, Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, ministério da Educação, Brasília, 2008.
Moran, José Manuel, gestão inovadora da escola com tecnologias, disponível no módulo-conteúdo do módulo e-proinfo- unidade 02.
Prado, Elizabette, B. Brito, Integração de Mídias e Reconstrução da Prática Pedagógica, disponível no módulo-conteúdo do módulo e-proinfo- unidade 03.

Nenhum comentário: