Postagens populares

domingo, 10 de abril de 2011

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AS NOVAS TECNOLOGIAS.

DISCIPLINA: CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGAM
ALUNA: NEUQUINA SILVA AZEVEDO.
TURMA: POA05CA
MEDIADORA: CÍNTIA BORHER
ATIVIDADE 5:A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AS NOVAS TECNOLOGIAS.


A construção da aprendizagem na sociedade moderna ocorre ligada às novas tecnologias. Não pode ser diferente. Os estruturalistas afirmam que o homem deve viver e se desenvolver em sociedade, a concepção gestalgista diz que aprendemos em interação com o mundo, a teoria construtivista afirma que o aluno precisa ser desafiado para aprender, a teoria de Vygostsky estabelece a ligação entre o processo de desenvolvimento de aprendizagem e a relação com o ambiente sociocultural, que não se desenvolve plenamente sem a interferência do outro e dos instrumentos criados para facilitar a vida moderna, é o caso das tecnologias.
Podemos com isso refletir sobre o uso e a importância das tecnologias, pois as teorias poderiam ser todas contempladas por meio do uso das tecnologias pela escola. Hoje não teríamos nada mais surpreendente, instigante e interativo que a mídia educativa e as demais tecnologias modernas que permeiam nossa vida.
A Psicanálise que tem como principal representante Freud, nos chama a atenção para a necessidade de se reconhecer a heterogeneidade existente nas salas de aulas. Para o entendimento que cada ser é único que a escola é um espaço de diversidade. Uma das maneiras de alcançar a todos e estar próximos de todos seria por meio dos recursos tecnológicos. O uso da tecnologia também pode servir como forma de motivação, considerando que os alunos gostam muito e compreendem muito bem essa linguagem, afinal quem não está condicionado ao uso da tecnologia?
Enfim, a construção do conhecimento requer o uso das tecnologias, pois esse é conhecimento necessário e exigido pela sociedade moderna, o mundo do trabalho e pela própria necessidade do ser humano que para compreender-se precisa entender o mundo em sua volta e para isso deve conhecer e fazer uso dos instrumentos criados e manipulados pela sociedade.

Nenhum comentário: