DISCIPLINA: CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGAM
ALUNA: NEUQUINA SILVA AZEVEDO.
TURMA: POA05CA
MEDIADORA: CÍNTIA BORHER
ATIVIDADE 5:A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AS NOVAS TECNOLOGIAS.
A construção da aprendizagem na sociedade moderna ocorre ligada às novas tecnologias. Não pode ser diferente. Os estruturalistas afirmam que o homem deve viver e se desenvolver em sociedade, a concepção gestalgista diz que aprendemos em interação com o mundo, a teoria construtivista afirma que o aluno precisa ser desafiado para aprender, a teoria de Vygostsky estabelece a ligação entre o processo de desenvolvimento de aprendizagem e a relação com o ambiente sociocultural, que não se desenvolve plenamente sem a interferência do outro e dos instrumentos criados para facilitar a vida moderna, é o caso das tecnologias.
Podemos com isso refletir sobre o uso e a importância das tecnologias, pois as teorias poderiam ser todas contempladas por meio do uso das tecnologias pela escola. Hoje não teríamos nada mais surpreendente, instigante e interativo que a mídia educativa e as demais tecnologias modernas que permeiam nossa vida.
A Psicanálise que tem como principal representante Freud, nos chama a atenção para a necessidade de se reconhecer a heterogeneidade existente nas salas de aulas. Para o entendimento que cada ser é único que a escola é um espaço de diversidade. Uma das maneiras de alcançar a todos e estar próximos de todos seria por meio dos recursos tecnológicos. O uso da tecnologia também pode servir como forma de motivação, considerando que os alunos gostam muito e compreendem muito bem essa linguagem, afinal quem não está condicionado ao uso da tecnologia?
Enfim, a construção do conhecimento requer o uso das tecnologias, pois esse é conhecimento necessário e exigido pela sociedade moderna, o mundo do trabalho e pela própria necessidade do ser humano que para compreender-se precisa entender o mundo em sua volta e para isso deve conhecer e fazer uso dos instrumentos criados e manipulados pela sociedade.
Este blog apresenta assuntos diversas sobre as várias linguagem e tecnologia numa perspectiva de linguagem como instrumento de interação entre as pessoas, como instrumento vivo de comunicação. Boa parte da postagens são fruto das produções realizadas no Curso de pós graduação em Tecnologia da Educação- A intenção é compartilhar esse conhecimento.
Postagens populares
-
Este projeto foi elaborado e realizado durante a especialização em Tecnologias em Educação. Professora: Neuquina Silva Azevedo Discipl...
-
1- Componente Curricular: Literatura Interdisciplinaridade: Filosofia, sociologia, história e L. Portuguesa. ...
-
ROTEIRO DE PLANO DE AULA 1. AUTOR (A) Neuquina Silva Azevedo CO-AUTOR: 2. ESTRUTURA CURRICULAR 2.1- Modalidade / Nível de Ens...
-
Encontro de Artes Comparativo entre o auto da barca do inferno e o filme o auto da compadecida. Objetivo: •...
-
DISCIPLINA: CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGAM ALUNA: NEUQUINA SILVA AZEVEDO. TURMA: POA05CA MEDIADORA: CÍNTIA BORHER ATIVIDADE 5:A CONSTRUÇÃO DO...
-
PUC- Pontifícia Universidade Católica- RJ Curso: Tecnologia Em Educação Disciplina: Gestão e Integração das Tecnologias e Mídias na Educaç...
-
DISCIPLINA: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO ALUNA: NEUQUINA SILVA AZEVEDO. TURMA: PA05ME MEDIADORA: CÍNTIA BORHER ATIVIDADE 4: INTERGRAÇÃO DAS MÍDIAS...
-
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação Nome do cursista Nome da Escola: Local (cidade...
-
PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação Nome Neuquina Silva Azevedo Nome da Escola: O pequeno Príncipe ...
-
Curso: Tecnologia Em Educação Mediadora: Cíntia B. Soares Aluna: Neuquina Silva Azevedo Disciplina: O Professor e a Prática Pedagógica ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário