Postagens populares

domingo, 10 de abril de 2011

Projeto Usando jornais e outras mídias

PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome Neuquina Silva Azevedo
Nome da Escola: O pequeno Príncipe Local Marabá (cidade/estado) Marabá-PA
Série: 1ª - Ensino Médio Número de alunos: 43
Professores envolvidos: Professora de História, arte e Língua Portuguesa


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Como a linguagem publicitária é utilizada em textos jornalísticos? Tema Linguagem publicitária- presença nos jornais locais.

3. Justificativa

A função do jornal é basicamente a comunicação. É um dos meios mais rápidos de ficarmos informados a respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal há várias sessões, que por sua vez abrigam vários tipos de texto. Há algumas características que são comuns a todos estes textos, enquanto há outras que servem para individualizá-los.
A nomenclatura dos textos normalmente é dada de acordo com as suas características e seus objetivos específicos de comunicação. Genericamente chamamos os textos que se apresentam nos jornais de “matéria”. Normalmente esses textos têm caráter informativo. Existe uma aproximação muito grande entre a linguagem publicitário e o gênero jornalístico. Dada a importância desse tipo de texto é mister que na escola o aluno viva essa realidade, pois são ótimos incentivos a leitura e a escrita.





5. Conteúdos

Variantes lingüísticas

Noticiais que fazem a história do país
Gêneros jornalísticos/ linguagem publicitária
Modo verbal – Imperativo
Sujeito e predicado






6. Disciplinas envolvidas
Língua portuguesa, arte, história












7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma- Integração das tecnologias.
No desenvolvimento temos a integração das seguintes tecnologias nas ações:
Os alunos devem assistir a um jornal de sua preferência e gravar uma notícia para posteriormente apresentar para a classe.
Criação e produção de um jornal on-line onde os alunos são os editores.
O projeto deverá ser fotografado pelos alunos e divulgado no blog da escola.
Apresentação do material para explanação do professor será feita no data show.

Preparação
Com uma semana de antecedência, os alunos devem acompanhar os noticiários gravando as noticiais que consideram relevante e selecionando do jornal escrito para socializar em sala de aula.
1 - Os alunos devem apresentar as notícias gravadas e escritas sobre os acontecimentos observados por eles locais, do Brasil e do mundo, que os jornais publicaram como notícias ou reportagens. Em seguida, eles lerão em sala os cadernos do jornal, chamando a atenção para seus títulos. Pergunte aos alunos quais notícias recentes, a partir dos noticiários que viram, poderiam ser publicados em cada editoria do jornal. Organize essas informações na lousa e peça para anotarem.
Depois como o apresentação de slides no data show o professor fará a explanação sobre a linguagem publicitária- chamando a atenção para o modo verbal imperativo.
2 - Leitura para os alunos uma notícias . Então, com perguntas como: “o que acham?” ou "quem é a favor disso?", Será feito um pequeno debate em torno de temas que podem ser discutidos a partir daquela notícia.
Será explicado para os alunos que, quando discutimos um tema, começamos a tomar posicionamentos e a tentar defender nossas opiniões- chamando atenção para o artigo de opinião.
Em seguida, veremos as outras notícias e, a partir do título de cada uma, será discutido em qual dos cadernos de um jornal elas poderiam ter sido publicadas. Análise rápida, de elementos como subtítulo, nome do autor do texto, foto e legenda, entre outros.
Todas essas notícias devem ser mostradas em seus suportes originais, ou seja, a própria folha do jornal. Isso é importante para os alunos tomarem contato com a diagramação original do veículo, o que pode suscitar reflexões como o maior ou menor destaque dado à notícia, a presença de propagandas e as relações entre esses e outros elementos no corpo da página. Por motivos práticos, no entanto, a página pode ser cortada para a confecção das cópias.
Então, a sala será dividida em grupos de 3 ou 4 alunos e as notícias será divididas entre eles. Depois de ler o texto, os grupos deverão fazer uma lista de temas que possam ser discutidos a partir daquela notícia e, além disso, formular o posicionamento do grupo com relação a um dos temas. No final, cada grupo apresenta para a sala sua notícia, os temas e os posicionamentos.
3- Explicação para os alunos que os jornais também costumam ter uma parte dedicada a textos de opinião e que, entre eles, há os editoriais, que apresentam a opinião da empresa responsável pelo jornal. Depois, serão distribuídos aos alunos cópias de dois editoriais de jornais que tenham públicos-alvo de diferentes variedades lingüísticas. Será feita uma leitura compartilhada dos textos para levantar, com a turma, elementos como: de que notícia os editoriais tratam, que posicionamentos assumem e como os defendem. Será observado o tipo de linguagem empregada em cada texto
Em seguida, aos estudantes serão indagados se perceberam diferenças na escrita de cada um dos editoriais. Será feito um levantamento dos recursos de linguagem presentes em cada texto, como: nível de formalidade das expressões e do vocabulário; uso de palavras mais técnicas, próprias do assunto tratado ou de termos mais populares; presença ou não de registro próximo da oralidade; uso de frases longas ou curtas, analise do sujeito e predicado....
4 - A turma será convidada a acompanhar através da televisão o jornal nacional e estimulada a perceber, as semelhanças e diferenças entre os jornais escritos e televisivos, analisando a linguagem usada e elementos, como a ausência do nome do autor e de uso de primeira pessoa. Discuta essas características para buscar hipóteses que as justifiquem. Registre na lousa e peça que os alunos também anotem as conclusões a que chegaram.
5 - Agora, os alunos serão redatores de editoriais de um jornal popular. Eles farão uma pesquisa na internet de vários editoriais escritos na variedade culta da linguagem e depois reescreverão o texto em versão popular. Essas produções serão postadas em um jornal on-line no blog da escola. Para alimentar esse jornal on-line será selecionado mensalmente um editor afim de garantir a participação de todos.


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Textos base sobre linguagem publicitária e gênero jornalístico, Vídeo, Computador, Data show, jornais, gravador, microssister.

9. Registro do processo
O projeto foi redimensionado devido a paralisação das aulas.



10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será contínua sendo atribuída nota a cada etapa do projeto. No final espera-se que os alunos sejam capazes de perceber a ligação entre os tipos de linguagem, percebam o uso do modo imperativo na linguagem publicitária e os elementos gramaticais comumente usados nesse tipo de texto.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
e no blog da escola.

12. Referências Bibliográficas
htpp www.vejaplaodeaula.com. br- acessado em 17 de maio 2010.
www.poertaldoprofessor.mec.gov.br acessado em 17 de maio de 2010.

Nenhum comentário: