1- Componente Curricular:
Literatura
Interdisciplinaridade: Filosofia, sociologia, história e L. Portuguesa.
2. Público Alvo:
Alunos da 1ª série vespertina do Ensino Médio
Dados da Aula:
3. TEMA: Estilos de Época - O trovadorismo
4. Ementa: A literatura faz parte das grandes realizações da humanidade. Sendo essencial na escola por sua dimensão social como fator de arte e elemento distintivo de nossas letras. Literatura portuguesa. Estilo de época. O trovadorismo. Pensamento filosófico. . Contexto histórico. Produção literária. Cantigas de amor, amigo, satíricas. Prosa - novelas de cavalaria.
5 - O que o aluno poderá aprender com esta aula: Objetivos
• Ampliar o conhecimento sobre os estilos de época, a idade média e o feudalismo.
• Adquirir subsídios teóricos sobre as produções trovadorescas.
• Conhecer elementos estruturais e as características das cantigas do trovadorismo.
• Desenvolver a competência leitora e escrita, a partir da análise de textos, imagens, vídeos e outros que retratem a produção literária do trovadorismo.
• Desenvolver a capacidade de pesquisar, comparar, selecionar informações, produzir conhecimentos e trabalhar de forma colaborativa.
6. Teoria subjacente:
O desenvolvimento do trabalho que se almeja realizar tem como pressupostos teóricos a Epistemologia Genética de Jean Piaget, o Sociointeracionismo de Vygotsky e o consntrucionismo de Papert.
7. Estratégias da Aula:
Apresentação em slide do mapa conceitual-explicação
Leitura da cantiga da Ribeirinha - primeira produção em Portugal
A análise comentário de imagens e textos que retrate a o trovadorismo.
Exibição e análise do vídeo vestibulando digital Sobre o trovadorismo.
Leitura e explicação em classe do livro-texto, capítulo sobre o trovadorismo.
. Pesquisa em sites da principais obras da época.
Leitura e análise dos elementos estruturais das cantigas e das novelas de cavalaria.
Assistir ao filme Rei Arthur, para compreensão das novelas de cavalaria.
Produção pelos alunos de poemas tendo como base as cantigas trovadorescas.
Escuta da música esse Cara de Caetano Veloso - comparativo entre as cantigas lidas.
Socialização das produções dos alunos em sala e posterior postagem no blog as escola;
8. Resultados Esperados:
Espera-se que os alunos:
Compreenda que a produção literária está interligada aos momentos históricos e socias
Conheça a produção literária do trovadorismo.
Seja capaz de identificar as principais características das cantigas trovadorescas.
Seja capaz de associar esse período literário a produções de nossa época.
9. Conteúdo
Estilo de época- Tovadorismo
10. Recursos:
Livro - base
Vídeo: “vestibulando digital o trovadorismo” e Filme “O Rei Arthur.”
TV e DVD;
Lista de sites para os alunos;
Computador e Data-show.
11. Avaliação:
Para avaliar esse trabalho adotaremos a concepção diagnóstica, na qual a situação do aluno serve como termômetro para redimensionar o trabalho didático. Dessa forma serão avaliadas todas as etapas do trabalho e considerados toda produção do conhecimento. Para Tanto serão usados os instrumentos: Debate sobre o filme, participação dos alunos, produção escrita sobre o trovadorismo, análise de cantigas e postagem do material e comentário no blog da escola.
12. Referencias Bibliográficas:
Maria Elizabete B. B. Prado: Articulando saberes e transformando a prática. Disponível no conteúdo do módulo.
Planejamento e Produção de Aula, disponível em módulo - conteúdo do módulo e-proinfo.
Textos da entrevista de José Manoel Moram “As Múltiplas formas do aprender” – p. 170 a 173 – Guia do cursista.
Texto Pedagogias de projetos: fundamentos e implicações de Maria Elisabeth B. B. Prado – p. 187 a 192 – Guia do cursista.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html
Este blog apresenta assuntos diversas sobre as várias linguagem e tecnologia numa perspectiva de linguagem como instrumento de interação entre as pessoas, como instrumento vivo de comunicação. Boa parte da postagens são fruto das produções realizadas no Curso de pós graduação em Tecnologia da Educação- A intenção é compartilhar esse conhecimento.
Postagens populares
-
Este projeto foi elaborado e realizado durante a especialização em Tecnologias em Educação. Professora: Neuquina Silva Azevedo Discipl...
-
1- Componente Curricular: Literatura Interdisciplinaridade: Filosofia, sociologia, história e L. Portuguesa. ...
-
ROTEIRO DE PLANO DE AULA 1. AUTOR (A) Neuquina Silva Azevedo CO-AUTOR: 2. ESTRUTURA CURRICULAR 2.1- Modalidade / Nível de Ens...
-
Encontro de Artes Comparativo entre o auto da barca do inferno e o filme o auto da compadecida. Objetivo: •...
-
DISCIPLINA: CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGAM ALUNA: NEUQUINA SILVA AZEVEDO. TURMA: POA05CA MEDIADORA: CÍNTIA BORHER ATIVIDADE 5:A CONSTRUÇÃO DO...
-
PUC- Pontifícia Universidade Católica- RJ Curso: Tecnologia Em Educação Disciplina: Gestão e Integração das Tecnologias e Mídias na Educaç...
-
DISCIPLINA: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO ALUNA: NEUQUINA SILVA AZEVEDO. TURMA: PA05ME MEDIADORA: CÍNTIA BORHER ATIVIDADE 4: INTERGRAÇÃO DAS MÍDIAS...
-
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação Nome do cursista Nome da Escola: Local (cidade...
-
PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação Nome Neuquina Silva Azevedo Nome da Escola: O pequeno Príncipe ...
-
Curso: Tecnologia Em Educação Mediadora: Cíntia B. Soares Aluna: Neuquina Silva Azevedo Disciplina: O Professor e a Prática Pedagógica ...