Este blog apresenta assuntos diversas sobre as várias linguagem e tecnologia numa perspectiva de linguagem como instrumento de interação entre as pessoas, como instrumento vivo de comunicação. Boa parte da postagens são fruto das produções realizadas no Curso de pós graduação em Tecnologia da Educação- A intenção é compartilhar esse conhecimento.
Postagens populares
-
Este projeto foi elaborado e realizado durante a especialização em Tecnologias em Educação. Professora: Neuquina Silva Azevedo Discipl...
-
1- Componente Curricular: Literatura Interdisciplinaridade: Filosofia, sociologia, história e L. Portuguesa. ...
-
ROTEIRO DE PLANO DE AULA 1. AUTOR (A) Neuquina Silva Azevedo CO-AUTOR: 2. ESTRUTURA CURRICULAR 2.1- Modalidade / Nível de Ens...
-
Encontro de Artes Comparativo entre o auto da barca do inferno e o filme o auto da compadecida. Objetivo: •...
-
DISCIPLINA: CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGAM ALUNA: NEUQUINA SILVA AZEVEDO. TURMA: POA05CA MEDIADORA: CÍNTIA BORHER ATIVIDADE 5:A CONSTRUÇÃO DO...
-
PUC- Pontifícia Universidade Católica- RJ Curso: Tecnologia Em Educação Disciplina: Gestão e Integração das Tecnologias e Mídias na Educaç...
-
DISCIPLINA: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO ALUNA: NEUQUINA SILVA AZEVEDO. TURMA: PA05ME MEDIADORA: CÍNTIA BORHER ATIVIDADE 4: INTERGRAÇÃO DAS MÍDIAS...
-
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação Nome do cursista Nome da Escola: Local (cidade...
-
PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação Nome Neuquina Silva Azevedo Nome da Escola: O pequeno Príncipe ...
-
Curso: Tecnologia Em Educação Mediadora: Cíntia B. Soares Aluna: Neuquina Silva Azevedo Disciplina: O Professor e a Prática Pedagógica ...
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Sugestões metodologica com uso de mídia
Comparativo entre o auto da barca do inferno e o filme o auto da compadecida.
Mídia: Cinema, TV, Vídeo, Computador, obra escrita.
Objetivo:
• Perceber a intertextualidade entre a literatura e o cinema.
• Analisar as duas obras estabelecendo a relação com a atualidade.
Realizado em grupo.
A oposição bem x mal, tipicamente da visão maniqueísta cristã, que conseqüentemente divide o mundo em céu e inferno, é característica que consta nas duas peças. O julgamento é moral, portanto condenam-se os vícios e as vaidades e glorifica-se a modéstia e a humildade.
Saiba Mais.....
Nas duas obras há uma severa crítica aos maus costumes dos representantes da Igreja.
No Auto da Compadecida a visão religiosa é mais flexível, pois, com a ajuda da Advogada da Humanidade, nenhum dos personagens recebe a condenação de ir para o inferno, o bem prevalece sob o mal.
No Auto da Barca do Inferno, em que o Diabo é protagonista, todos são condenados a ir para o inferno.
Resultados:Envolvimento de todos os participantes.
Evidência da concretização dos objetivos (Na produção escrita e avaliações)
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Gestão do tempo
Na minha vida profissional e pessoal eu sempre estabeleço uma programação para melhor aproveitar o meu tempo, defino prioridades e estabeleço metas com datas. Geralmente, me programo para os períodos que não tenho compromisso profissional e para os sábados. Com relação ao curso utilizo a sequinte estratégia: Salvo e analiso o material de estudo e o mapa de atividades. A partir disso, programo as datas de leitura e elaboração de cada uma, e vou realizando conforme os prazos estabelecidos.
Deixo essas dicas, espero que sejam úteis:
• Estabeleça prazo com metas, priorizando o que é mais urgente.
• Coloque importância nisso que está fazendo e pense nos resultados a curto, médio ou longo prazo. Isso lhe incentivará.
• Divida em tarefas menores. Tarefas muito grandes têm uma maior tendência a serem proteladas ou ficarem sem conclusão. Divida essa tarefa em tarefas curtas, específicas.
• Transforme a tarefa em um compromisso, com horário para começar e terminar. Escolha um horário que você seja produtivo e que realmente esteja disponível. Para não atropelar outras atividades e não ter fazer escolhas entre duas prioridades.
• Nunca deixe suas atividades para o último momento, trabalhe sempre com uma margem de tempo, caso algo der errado você terá tempo para se organizar.
O aprofessor e a tecnologia
A era tecnológiaca requer do professor uma nova postura diante do ato de aprender e ensinar, é preciso des-construir alguns saberes e contruir novas práticas. Isso impõe ao educador a contrução de novas competências.
O educador precisa ter a competência de ser um aprendiz, um pesquisador, essa á a principal competência esperada no século XXI- aprender a aprender. Assim é urgente a necessidade de se compreender as linguagens midiáticas, o que só poderá ocorrer com a formação continuada, através de redes colaborativas e virtuais nas quais haja trocas de informações e saberes entre os pares. Utilizar a curiosidade de aprender a aprender é fundamental para que a reflexão e a mudança sobre a prática ocorram. A interação e a integração da tecnologia com a prática pedagógica dependem disso. Como ressalta Prado “Tecnologias e conhecimentos se integram para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania” (pg.4) `
É necessário aprender a aprender também no que tange o trabalho pedagógico, pois é preciso uma mudança na concepção pedagógica do educador, é preciso modoficar a visão tradicional de educação, e adotar a visão sociointeracionista de ensino aprendizagem, teoria que fundamenta o trabalho com projetos.
Segundo o construtivismo de Piaget, o processo ensino aprendizagem acontece quando há a construção do conhecimento pelo o próprio sujeito, devendo haver para tanto, o estímulo, objetivos e condições políticas e pedagógicas. Portanto, o conhecimento é construído por meio da interação sujeito-objeto. A teoria de Vygostsky estabelece a ligação entre o processo de desenvolvimento de aprendizagem e a relação com o ambiente sociocultural e com os objetos contruídos pela sociedade. Assim o sujeito não se desenvolve plenamente sem a interferência do outro. Essa visão pedagógica exige a modificação da forma de organização didática e metodológica, requerendo a pedagogia de projetos, uma vez que esta é mais flexível e oportuniza ao aluno ser sujeito ativo no seu processo de aprendizagem.
Outra competência a ser adquirida pelo professor é a competência da gestão dos recursos mediáticos como: cinema, vídeos, rádio, televisão, computador, celulares, internet, data show, é preciso aprender a integrá-los à sua prática pedagógica com uma intecnionalidade definida e como recursos de otimização e exploração dos conteúdos propostos. Como defende prado “Criar espaços para a identificação e o diálogo entre essas formas de linguagem e permitir que os alunos se expressem de diferentes maneiras são ações que favorecem o desenvolvimento da consciência crítica (...)” (pg o5).
Para isso, é importante que os alunos sejam sujeitos ativos no uso dessas tecnologias e o professor seja capaz de elaborar boas estratégias de aprendizagem que envolva o uso das tecnologias de informação e comunicação. Pois através da integração é possível que o educando passe a ser autor e não mero receptor do processo de ensino aprendizagem. E o educador passe a ser instigador da reflexão e mediador no processo de construção do conhecimento.
Bibliografia:
Prado, Maria elisabette brisola brito, Prática pedagógica e formação de ofessores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. PUC, 2009.