Postagens populares

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Gestão do tempo

A gestão do tempo é fator determinante para a projeção pessoal e profissional, porém é um deles, não o único. A gestão eficaz do tempo vem sempre acompanhada do princípio da eficiencia, não basta programar o tempo é preciso aproveitá-lo, fazer realmente o que se programou. Por isso, só é possível a gestão do tempo quando se tem certeza daquilo que se quer fazer e quando se quer fazer – estabelecer metas, mesmo para as tarefas mais simples. Isso é válido para a vida profissional e pessoal. Na vida do profissional da educação isso é imprescidível, pois o tempo é o recurso fundamental da nossa vida, a matéria prima básica de nossa atividade.
Na minha vida profissional e pessoal eu sempre estabeleço uma programação para melhor aproveitar o meu tempo, defino prioridades e estabeleço metas com datas. Geralmente, me programo para os períodos que não tenho compromisso profissional e para os sábados. Com relação ao curso utilizo a sequinte estratégia: Salvo e analiso o material de estudo e o mapa de atividades. A partir disso, programo as datas de leitura e elaboração de cada uma, e vou realizando conforme os prazos estabelecidos.

Deixo essas dicas, espero que sejam úteis:

• Estabeleça prazo com metas, priorizando o que é mais urgente.
• Coloque importância nisso que está fazendo e pense nos resultados a curto, médio ou longo prazo. Isso lhe incentivará.
• Divida em tarefas menores. Tarefas muito grandes têm uma maior tendência a serem proteladas ou ficarem sem conclusão. Divida essa tarefa em tarefas curtas, específicas.
• Transforme a tarefa em um compromisso, com horário para começar e terminar. Escolha um horário que você seja produtivo e que realmente esteja disponível. Para não atropelar outras atividades e não ter fazer escolhas entre duas prioridades.
• Nunca deixe suas atividades para o último momento, trabalhe sempre com uma margem de tempo, caso algo der errado você terá tempo para se organizar.

Nenhum comentário: